Meditação pelo mar

2.

Parentalidade Consciente

  O que é a Parentalidade Consciente?​

A Parentalidade consciente, tem por base os princípios do Mindfulness; “a atenção plena no momento presente”, sem julgamentos, com muita abertura, aceitação, tendo presente as 9 atitudes Mindfulness. 

Abertura

Não-julgamento

Paciência

Mente de principiante

Confiança

Não esforço

Aceitação

Deixar ir

Generosidade

A parentalidade consciente permite uma reflexão, consciente do que realmente é importante como pai/ mãe, em cada momento, alinhando os valores que consideramos importantes, às nossas intenções. E este vai ser o nosso guia, nas interações que temos com os nossos filhos.

A parentalidade consciente é um processo de aprofundamento contínuo na verdade e autenticidade.

Não existem pais Mindful: umas vezes somos mais Mindful, outras menos, mas só o simples facto de termos a intenção e trabalharmos com consciência a cada interação com os nossos filhos, já nos vai permitir perceber se ficamos absorvidos em pensamentos, ou somos levados por emoções reativas.

E esta atenção plena é o mais importante, porque então poderemos escolher recuar e sermos presentes e abertos ao que quer que esteja a acontecer à nossa volta, com uma maior abertura, aceitação e clareza.

Tudo começa com intenções e apesar das nossas intenções serem as melhores, pelo amor que sentimos pelos nossos filhos, damos frequentemente connosco a funcionar em piloto automático, completamente desconectados, distraídos, distantes e muitas vezes indisponíveis, pois passamos a maior parte do nosso tempo ou presos ao passado ou preocupados com o futuro, sem nos apercebermos que estamos em todo o lado, menos onde deveríamos estar no momento presente. Pois é aqui e agora que os nossos filhos precisam de nós.

Design sem nome-15.png
Simple Logo Design Template With Initial

“Só existe um tempo importante e esse tempo é agora. O presente é o único tempo sobre o qual temos domínio. A pessoa mais importante é aquela que está à sua frente. E a coisa mais importante é fazer essa pessoa feliz.”

Thich Nhat Hanh

Simple Logo Design Template With Initial

Pais para quem a parentalidade consciente é o caminho, vão perceber que em cada momento temos sempre a opção de escolher, de forma consciente e intencionalmente, como vamos relacionarnos com as circunstâncias, mas sobretudo com os nossos filhos.

 

E ao sairmos do modo piloto automático permitenos desde logo perceber se o caminho que seguimos reflete aquilo que realmente é importante na nossa vida.

Simple Logo Design Template With Initial

“O nosso amor está na qualidade das relações momento a momento: podendo nós escolher ser bondosos e não cruéis, compreender e não julgar, aceitar e não rejeitar, eles saem fortalecidos. O passado não pode ser desfeito, é um facto. Mas só no presente existem novas possibilidades”.

Jon Kabat-Zinn

Simple Logo Design Template With Initial

A parentalidade recorre à prática da atenção plena, na construção contínua de pequenos momentos de consciência com os nossos filhos, estar plenamente presente na forma como olhamos, como cuidamos, como falamos, como escutamos, como ajudamos e como criamos os nossos  filhos, recorrendo à prática da atenção plena, isso leva-nos a um conhecimento aprofundado deles e nosso, mantendo-nos cada vez mais  próximos, mais conectados, trazendo relações mais equilibradas, criando vínculos cada vez mais fortes.

Simple Logo Design Template With Initial

«Com o Mindfulness não deixamos de ser pais stressados ou preocupados ou atolados em trabalho. Teremos é mais consciência disso e essa consciência ensinanos que entre o estímulo e as reações existe um espaço que não tem de ser automático.» 

Jon Kabat-Zinn

Simple Logo Design Template With Initial
Rochas do oceano

A transformação que a Parentalidade consciente traz para a sua vida e para a vida do seu filho?

O impacto e as transformações são contínuas, é um percurso sem fim, que realça o crescimento, promove o autoconhecimento, a prosperidade emocional, a autenticidade, o respeito pela integridade, o igual valor, a presença plena, o alinhamento dos nossos valores e intenções. 

E quando decidimos seguir o caminho da Parentalidade consciente estamos a assumir a total responsabilidade, e a questionar as nossas crenças, as nossas ideias, os nossos hábitos, os nossos padrões de comportamentos, os nossos pensamentos e ações.

É reaprendermos, é deixar ir de tudo aquilo que não serve o nosso propósito e a nossa intenção como pais, tudo que não promove relações equilibradas e saudáveis, baseadas no amor incondicional e tudo aquilo que não ajuda os nossos filhos a florescer emocionalmente.

A parentalidade consciente quando vivida pelos pais tem um grande impacto na dinâmica familiar pois ajuda a construirmos uma relação sólida com os nossos filhos, se formos capazes de respeitar a individualidade e soberania de cada filho enquanto ser único, com os seus atributos, temperamento, natureza e génio.

Se conseguirmos cultivar a empatia que nos permite tentar perceber o que experienciam e sentem os nossos filhos, quais as suas necessidades e conseguirmos colocar-nos no seu lugar e perceber e acolher também os nossos próprios sentimentos e necessidades.

Se formos capazes de explorar a nossa criatividade e sentido de humor para encontrar formas de restaurar continuamente a nossa relação com eles, mostrando-lhes que os amamos mesmo que discordemos ou receemos pelo futuro. 

Isto é algo que ninguém nos ensina. Temos de aprender por nós, através de uma escuta interior, para que sintam a tal presença empática e não rejeição.

A grande transformação acontece em nós, enquanto pai mãe e educador, e essa oportunidade de fazermos diferente e de forma consciente surge momento a momento em cada interação que fazemos, pois é pelo exemplo que essa transformação acontece quando ensinamos os nossos filhos a colaborar em vez de obedecer, a comunicar em vez de mandar, a serem recetivos em vez de reativos, a reconhecerem em vez de julgarem, a entender o comportamento em vez de gerir, aprender a viver com ele e não em controlá-lo. 


Simple Logo Design Template With Initial

“Na parentalidade consciente não fazemos coisas aos nossos filhos, fazemos coisas com eles. Amamo-los não pelo que fazem, mas pelo que são.” 

Mikaela Övén

Simple Logo Design Template With Initial

É crucial saber reconhecer que os filhos nascem com uma natureza e uma plenitude intrínsecas que não nos cabe mudar. Como pais compete-nos possibilitar que se mostrem na sua verdadeira essência e encontrem o seu próprio caminho – Isso não significa isenção de limites. Pois é importante as crianças entendam que não podem achar que podem fazer tudo, independentemente das consequências. Fazemos todos parte de um conjunto maior em que nos afetamos uns aos outros. Por vezes, agir segundo o melhor interesse dos filhos significa estabelecer limites claros e mantê-los com bondade e firmeza, pois esses limites vão trazer segurança.

Na Parentalidade consciente não há lugar para o castigo, para a palmada, o grito, humilhação, manipulação, apenas se criam relações fortes que permitam um saudável desenvolvimento. Onde o foco está no entendimento e não em educar para terem o comportamento correto. A nossa intenção é tentar descobrir o que levou a determinado comportamento, quais são as necessidades da criança, pois quando uma necessidade é satisfeita, o comportamento em questão deixa de fazer sentido.

Simple Logo Design Template With Initial

“Quando eu digo que as crianças cooperam, quero dizer que elas copiam ou imitam os adultos mais importantes ao seu redor” 

Jesper Juul

Simple Logo Design Template With Initial

Impacto dos nossos padrões de comportamento 

Nós também já fomos crianças e quando estávamos a crescer, todos nós experimentámos os efeitos desastrosos da inconsciência na família, seja pais, avós cuidadores, em maior ou menor grau. Basta termos presente o que sentíamos em crianças para entendermos o quanto isso é capaz de afetar o nosso comportamento agora, com os nossos filhos, e até trazermos esse entendimento para a parentalidade, agindo mais por amor e menos por mágoa ou medo. 

Sem dúvida que a infância molda significativamente a visão que temos do mundo. Só quando nos tornamos conscientes disso seremos capazes de abraçar o que foi positivo no modo como fomos educados e crescer, como pais, para lá dos aspetos que possam ter sido destrutivos ou limitadores.

A Parentalidade consciente é um convite para esvaziar a sua mente e reaprender e descobrir outra forma de olhar para o seu filho e para os desafios que vão surgindo nas diferentes fases de crescimento e desenvolvimento psicológico e emocional do seu filho, bem como as suas necessidades específicas em cada fase. 

Na Parentalidade consciente procuramos entender o comportamento dos nossos filhos, em vez de tentar controlá-los.

Simple Logo Design Template With Initial

“Podemos, a qualquer momento despir a armadura que nos protege e unir-nos aos nossos filhos, oferecendo-lhes o presente de sermos pais mais abertos, compassivos e compreensivos”.   

Jon Kabat-Zinn

Simple Logo Design Template With Initial