1.png

1.

Teen Coaching

O que é o TEENCOACHING e qual o objetivo?

Os princípios do Coaching aplicam-se ao TeenCoaching, são iguais e transversais, a diferença está nas ferramentas aplicadas e na abordagem.

As ferramentas foram desenvolvidas e criadas, exclusivamente para trabalhar com este universo dos adolescentes, que é único e especial, pois ele vive mudanças muito grandes, mudanças psicológicas, emocionais, comportamentais fisiológicas, e por isso temos que contemplá-las no processo, para que a abordagem seja a mais eficiente e contemple os desafios que os adolescentes estão a viver, em cada momento.

É um processo estruturado de aprendizagem e desenvolvimento de competências, (comportamentais, psicológicas e emocionais), com vista à obtenção dos objetivos e resultados pretendidos, baseando-se nas próprias competências e habilidades do indivíduo, sendo o próprio adolescente (TeenCoachee), a encontrar as suas próprias soluções, através de metodologias, técnicas e ferramentas (comprovadas e validadas cientificamente), que serão escolhidas e conduzidas por um profissional habilitado (Teencoach)  com competências para o fazer,  aplicando a metodologia GrowCoaching.

image013.png
Simple Logo Design Template With Initial

  Qual o objectivo do processo de TEENCOACHING ?​

O objetivo do processo TeenCoaching é ajudar o adolescente (TeenCoachee), a compreender melhor a sua situação atual, a promover o autoconhecimento e a refletir sobre os seus próprios estados emocionais, os seus desafios, dando a eles próprios o controlo sobre como se sentem e como podem reagir ao mundo, com mais segurança, autoconfiança, equilíbrio e posicionamento firme e amistoso.

A essência do TeenCoaching é ajudar o adolescente (Coachee) a crescer, a ver para além do que ele é hoje, e, a focar-se naquilo que ele quer alcançar, através da definição de um  objetivo específico (SMART),  que o conduzirá  ao o seu estado desejado, apoiando-o na tomada de consciência dos seus recursos, habilidades e competências assim como na sua capacidade de auto-superação, apoiando-o a desbloquear o seu potencial e superar possíveis limitações e desafios que surgem nesta fase.

O TeenCoach:

Não tem receitas prontas, não quer moldar adolescentes dentro de padrões predeterminados, nem ser o porta-voz dos pais, e também não é intenção moldar adolescentes de acordo com as expectativas dos pais.

Pois o grande desafio do TeenCoach é promover a auto-responsabilidade a autonomia, o autoconhecimento, sem julgamentos e com muita aceitação.

 Para que seja o próprio adolescente, que está a viver uma fase de mudança e de construção da sua própria identidade, com o acompanhamento personalizado e estruturado, consiga chegar às suas próprias soluções, construídas de forma coerente, respeitando os seus valores a sua integridade o seu próprio caminho, com planos de ações e monotorização.

Simple Logo Design Template With Initial

  BENEFÍCIOS DO TEENCOACHING:

Falar em TeenCoaching é falar em mudança, evolução, crescimento.

É um processo direcionado para adolescentes, focado em resultados que ajudam os adolescentes a ampliar as suas perspetivas, mudar formas de pensar e de agir e descobrir novas alternativas que possibilitem, novos caminhos e estratégias para alcançar o sucesso e superar desafios, nas várias áreas da sua vida quer no âmbito relacional, escolar, familiar, pessoal entre outros. 

Simple Logo Design Template With Initial
1.

Facilitar e potenciar o autoconhecimento do adolescente, ajudando a uma tomada de consciência do ponto de partida.

Simple Logo Design Template With Initial
2.

Desenvolver habilidades e adquirir competências para alcançar os resultados desejados.

Simple Logo Design Template With Initial
3.

 Clarificar e definir os objetivos que se pretende atingir: Definir o que se quer alcançar e em que prazos; focando a energia naquilo que realmente se quer (e não no que não se quer), com planos de ações concretos e utilização de ferramentas adequadas aos desafios,transformando intenções em ações concretas e resultados. 

Simple Logo Design Template With Initial
4.

Ajudar a descobrir os seus recursos internos e a desbloquear o seu potencial.

Simple Logo Design Template With Initial
5.

Treinar a habilidade de resolver os seus próprios problemas e enfrentar desafios estimulando uma postura mais criativa, proactiva, responsável e autónoma.

Simple Logo Design Template With Initial
6.

Reforçar competências de tomada de decisão.

Simple Logo Design Template With Initial
7.

Auxiliar a transformar crenças limitantes em potenciadoras; fortalecendo a confiança, a autoestima e a inteligência emocional.

Simple Logo Design Template With Initial
8.

Promover o desenvolvimento integrado (pessoal, escolar, familiar).

Quais as transformações e resultados que o adolescente e as famílias têm no final do processo.

Antes de mencionar as transformações que ocorrem até ao final do processo Teencoach,

 gostaria só de sublinhar que o método utilizado GrowCoaching tem como base o Coaching, a Psicologia do Desenvolvimento, a Psicologia Social, a Psicologia Positiva e a Neurociência.

É um método que tem uma abordagem específica, que apresenta técnicas e ferramentas próprias.

 

Que ajudam os adolescentes a encontrarem maior equilíbrio nas diferentes áreas da sua vida, a relacionarem-se melhor, a melhorarem a autoestima, a lidarem melhor consigo mesmo e com os outros, contribuindo para que esses jovens sejam mais felizes, e aumentem a sua satisfação com a vida, com o desempenho e comportamento escolar, familiar e que cuidem melhor da sua saúde.

E por isso o Método GrowCoaching é transformador e trabalha:

  • Definição dos objetivos dos adolescentes. 

  • Mudança de mentalidade dos adolescentes e da família. 

  • A percepção do adolescente sobre ele mesmo. 

  • A percepção do adolescente sobre as suas próprias emoções. 

  • A percepção de como afetamos o outro e a habilidade de se colocar no lugar do outro,  (empatia).

  •  Habilidades de comunicação. 

  • Habilidades de planeamento. 

  • Metodologias para implementação de novas ações e comportamentos. 

  • Metodologias para melhorar a organização do tempo. 

  • Metodologias para melhorar os estudos. 

  • Formas de aumentar a conexão e fortalecer os relacionamentos.

Simple Logo Design Template With Initial

 Porquê criar um método específico
para trabalhar com adolescentes?

No livro, "O cérebro do adolescente", de Daniel J. Siegel fala que a adolescência é um período crucial na vida humana, por ser uma etapa onde o cérebro passa por diversas modificações que serão fundamentais para a adaptação à vida adulta.

 

Contudo, essa mudança pode causar sensações de desconforto e em alguns casos de inadequação, trazendo uma série de desafios, nomeadamente o medo de serem rejeitados pelo grupo, a tendência para copiarem comportamentos, a necessidade de  serem aceites, a busca pela novidade, a tendência a agir impulsivamente, sem ponderar os riscos, maior vulnerabilidade ao comportamento aditivo, influência do meu social, uma fase que merece a nossa maior atenção, pois pode ser vivida de forma mais harmoniosa e equilibrada.

Alinhado a isso frequentemente os adultos perdem a paciência com os adolescentes, atribuindo julgamentos negativos e imposições demasiado duras pelo medo que sentem, com o maior afastamento do adolescente, e todo este contexto

cria uma grande tensão entre gerações e muitas vezes culmina num afastamento por completo e dificuldade de comunicação.

O autor argumenta que a adolescência não é apenas uma "fase a ser superada" como frequentemente a nossa sociedade trata; muito pelo contrário, a adolescência é uma fase para ser desenvolvida, trabalhada e encorajada justamente pela importância que ocupa no desenvolvimento saudável do cérebro e do ser humano como um todo, contendo assim uma grande variedade de aspetos positivos.

Essas características da adolescência estão diretamente relacionadas com mudanças profundas no cérebro, principalmente entre os 12 e os 25 anos, que influenciam extremamente a forma como o cérebro pensa., raciocina, recorda, toma decisões, foca a atenção.

Essas alterações criam possibilidades criativas, se forem usadas sensatamente não só nesta fase como para o resto da vida.

A maturação do cérebro é um processo muito complexo, pois sofre profundas remodelações e por isso observamos alterações dramáticas nos seus comportamentos, experienciamos os efeitos das hormonas. Os nossos adolescentes enfrentam o dobro das dificuldades de um adulto no processamento de experiências emocionais, fundamentalmente porque a estrutura cerebral responsável por integrar a informação emocional com a memória ainda não está desenvolvida.

 

Por essa razão reagem mais instintivamente porque as ligações entre a as partes emocionais e intelectuais do cérebro, incluindo a memória ainda estão a formar-se.

 

Por isso é tão relevante compreender a natureza destas mudanças e descobrir quais as forças da adolescência e quais as fraquezas e riscos que merecem a nossa atenção e acompanhamento.

O autor destaca que as alterações cerebrais que ocorrem nos primeiros anos da adolescência influenciam diretamente no desenvolvimento de quatro qualidades fundamentais da mente: 

  • a procura de novidade

  • envolvimento ou integração social

  • o aumento da intensidade emocional 

  • e a exploração criativa.

Essas mudanças são importantes pois criam as condições necessárias para que os adolescentes adquiram determinadas habilidades importantes no âmbito do raciocínio abstrato, sentimentos, interações humanas e tomada de decisões. Mas para isso precisam de ser bem canalizadas.

 

A pensar nestas questões e nestes desafios vividos pelos adolescentes foi desenvolvido um método direcionado especificamente para adolescentes, que tem tido um impacto transformador nas suas vidas.

Neste sentido, cabe a nós pais entender este turbilhão de emoções, gerar mais empatia e compreensão, e ajudar os nossos filhos a encontrarem o seu propósito, a explorar os seus dons, a reconhecer as suas habilidades e forças, a promover o autoconhecimento, e abraçá-los nesta fase tão maravilhosa e tão importante das suas vidas.

Pois os adolescentes têm dentro de si, os recursos, as forças e as habilidades que precisam, e o reconhecimento é crucial. Mas as grandes transformações só acontecem quando os adolescentes ganham coragem para mergulharem no seu autoconhecimento, na reconexão com a sua essência, reconhecerem as suas forças e explorarem o seu potencial máximo.

Não deixe, o seu filho caminhar sozinho quando ele mais precisa de si, vá ao seu lado e acompanhe toda a sua transformação,  respeitando a sua verdadeira essência, pois o seu adolescente é um ser único, a construir a sua própria individualidade.